domingo, 25 de agosto de 2013

MARCELO TOLEDO - UM OLHAR SOBRE A INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Confiram no video, a seguir, depoimento do designer argentino Marcelo Toledo  para o nosso "Eficiência Especial".

Gravação sem edições, por Márcia Francisco, em Belo Horizonte, 21 de agosto de 2013, por ocasião do lançamento da exposição internacional "Evita: figura, mulher e mito"  - Shopping Diamond Mall - BH/MG - Brasil.


Tradução, por Márcia Francisco: "Em primeiro lugar, estou muito próximo à pessoas com necessidades especiais,  porque desde onde se fazem  os trabalhos manuais,  se pode incluir as pessoas. É possível conseguir que uma pessoa que não sabe fazer algo e se sente diferente ou diminuída em uma técnica, através de um trabalho possa vir a ter uma inclusão social. Neste momento estou trabalhando com uma fundação, na Argentina, que se chama “Fundación de Artes y Ofícios” cuja missão  é dar um trabalho a pessoas que não sabem fazer nada. E entre essas pessoas  estão pessoa s com e sem deficiência.  A idéia é fornecer as ferramentas para que possam , diariamente, obter  sua comida por meio de trabalho. E, estamos em um projeto com esta fundação desenhando uma cruz  para o Papa Francisco, uma vez que o Papa está para fazer uma doação de um novo prédio e querem agradecê-lo com uma cruz de prata. Assim , em minha realidade,  dentro de minhas possibilidades, sempre dar sempre uma mão aos que precisam para conseguir que se incluam."

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Daniel Dias brilha em Montreal!

Daniel Dias: SEIS OUROS E DUAS PRATAS NO MUNDIAL DE NATAÇÃO, em Montreal!

Talento, determinação e foco! 

No vídeo, a seguir, confira o que o presidente  da CPB Andrew Parsons e os treinadores do nadador falaram sobre o nosso multimedalhista! 

Valeu, Daniel!! Até a próxima!!

Ministério do Esporte do Brasil
Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo

Imagens: Paulo Maurício Macedo e Gabriel Igarashi
Edição: Gustavo Monteiro
MPIX


(FONTE CPB)


Daniel Dias - 10 Provas/08 Medalhas/ 06 ouros from MPIX on Vimeo.

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

SEMINÁRIO - APOSENTADORIA ESPECIAL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA (LEI COMPLEMENTAR Nº 142/13)













29 DE AGOSTO DE 2013
14 ÀS 18 HORAS
CÂMARA MUNICIPAL DE  BELO HORIZONTE
Sancionada no último dia 8 de maio pela presidente Dilma Roussef, a Lei Complementar nº 142, que concede aposentadoria especial para pessoas com deficiência no Regime Geral de Previdência Social (RGPS), será tema de seminário na Câmara Municipal de Belo Horizonte no dia 29 de agosto, a partir das 14h, no Plenário Amynthas de Barros. A norma foi proposta em 2005 pelo então deputado federal Leonardo Mattos (PV), hoje vereador em Belo Horizonte. O Executivo tem prazo de 180 dias para regulamentar a lei, que entra em vigor em novembro.
Aprovada no Senado e na Câmara Federal, a Lei Complementar 142, de 8 de maio de 2013, determina a redução da idade e do tempo de contribuição para a concessão da aposentadoria ao segurado com deficiência, dependendo de sua gravidade. De acordo com o texto, o termo se aplica a “pessoas com impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais”.
Com a finalidade de explicar a nova lei aos afetados e a toda a sociedade civil, além de debater questões referentes à sua regulamentação e aplicação, a Câmara Municipal promoverá um seminário no dia 29 de agosto, a partir das 14h. A programação do evento inclui palestras do autor da lei, vereador Leonardo Mattos (PV), cadeirante desde os 22 anos, um dos fundadores da Associação Mineira de Paraplégicos (AMP) e defensor ativo dos direitos e da dignidade das pessoas com deficiência, além de representantes do INSS em Belo Horizonte.
SEMINÁRIO - APOSENTADORIA ESPECIAL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA 
OBJETIVO
Apresentar a Lei Complementar nº 142/13, que concede aposentadoria especial para pessoas com deficiência e esclarecer dúvidas relacionadas com a sua regulamentação.
 
PROGRAMAÇÃO
 
14:00h -  Credenciamento
 
14:30h - Abertura
 
14:45h - Palestra I 

Lei Complementar nº 142/13 

Vereador Leonardo Mattos
 
15:05h - Palestra II

Regulamentação da Lei Complementar nº 142/13 

Dr. Mário Amaral 
Representante do Programa de Educação Previdenciária da Gerência do INSS de Belo Horizonte
 
15:25h - Palestra III

Atuação da Perícia Médica

Drª. Júnia Guimarães
Diretora de Saúde do Trabalhador da Superintendência Sudeste II do INSS
 
15:45h - Intervalo
 
16:15h - Debate: perguntas e respostas
 
17:15h - Considerações finais
 
17:30h - Encerramento
 
INFORMAÇÕES: (31) 35551255 e 35551466
 
 
O seminário também será transmitido ao vivo pela Web TV, no endereço eletrônico da TV Câmara.

SAIBA MAIS: 

A nova lei garante a concessão de aposentadoria pelo INSS às pessoas com deficiência nas seguintes condições: aos 25 anos de contribuição, se homem, e 20 anos, se mulher, no caso de deficiência grave; aos 29 anos de contribuição, se homem, e 24 anos, se mulher, no caso de deficiência moderada; aos 33 anos de contribuição, se homem, e 28 anos, se mulher, no caso de deficiência leve; ou aos 60 anos de idade, se homem, e 55 anos de idade, se mulher, independentemente do grau de deficiência, desde que cumprido tempo mínimo de contribuição de 15 anos e comprovada a existência de deficiência durante igual período.
O texto dispõe ainda sobre casos de deficiência anteriores à data da vigência das novas regras e sobre o cálculo da renda mensal da aposentadoria devida ao segurado com deficiência.
(fonte: CMBH/ Imprensa Leonardo Mattos) 

BOCHA PARALÍMPICA BRASILEIRA É DESTAQUE NA COPA AMÉRICA

(descrição imagem: delegação brasileira de bocha)
A delegação brasileira de bocha encerrou a sua participação na Copa América de Bocha, realizada no Kansas, Estados Unidos, neste fim de semana com quatro medalhas de ouro e duas de prata, deixando de subir ao pódio em apenas uma das classes.
Na 1ª etapa da Copa América foram realizadas as partidas de pares e equipes, organizadas em três divisões. O Brasil foi bem em todas e conquistou o ouro em Equipes BC1/BC2, prata nos Pares BC3 e ouro nos Pares BC4.
Na 2ª etapa aconteceu a competição individual. Ela foi dividida nas 4 classes. O Brasil foi ouro no BC1 com José Carlos e na BC2 com Maciel. Marcelo conquistou a prata na classe BC4, já na BC3, Marcelo garantiu o quarto lugar para o Brasil.
Equipe brasileira na Copa América:
José Carlos Chagas(BC1)
Luiz Humberto Naves(BC1)
Maciel Santos(BC2)
Luiz Carlos Rodrigues(BC2)
Oilson Roberto Souza(BC2)
Pares BC4
Marcelo Santos
Ivanildo Pereira
Antonio Carlos Martins
Pares BC3
Deolinda Fernandes
Richardson Ferreira
Anderson Vieira
A participação brasileira na Copa América de Bocha foi custeada por um convênio com o Ministério do Esporte. A parceria também contempla 13 modalidades paralímpicas.
fonte: CPB e Associação Nacional de Desporto para Deficientes (ANDE)

MUNDIAL DE NATAÇÃO PARALÍMPICA - MONTREAL 2013


Washington Alves/MPIX/CPB
descrição imagem: Daniel Dias confirmou o favoritismo e avançou sem dificuldades para a final dos 50m borboleta S5
O Brasil teve uma ótima participação na primeira manhã do Mundial de Natação Paralímpica, em Montreal, Canadá. Nas etapas classificatórias, oito nadadores brasileiros se classificaram para a final e vão disputar medalhas a partir das 17h (horário local, 18h em Brasília). Entre os que já caíram na piscina, apenas dois atletas, Caio Oliveira e Ruiter Gonçalves, não avançaram para a disputa do fim da tarde.
Um dos destaques brasileiros no primeiro dia de competição foi o multimedalhista Daniel Dias. O maior medalhista brasileiro em Paralimpíadas – 15, no total – confirmou o favoritismo e avançou com o melhor tempo dos 50m borboleta, S5, com 37s62. Daniel nada outras nove provas no Mundial, mas preferiu se concentrar na disputa do fim do dia. “Nem vou pensar nas outras para não cansar”, brincou o nadador.
Outra prova que merece atenção nas finais desta segunda-feira é a dos 100m livre, S10. Na disputa, que começa às 20h02 (horário local, 21h02 de Brasília) o Brasil pode fazer uma dobradinha no pódio. André Brasil e Phelipe Rodrigues chegaram à final com os 2º e 3º melhores tempos das classificatórias, respectivamente. Para Phelipe, a marca de 53s96 cravada na manhã é animadora. “É um tempo bom, porque não nadei 100%. Estou um pouco cansado porque o planejamento era passar mais fraco e voltar mais forte. Mas estou tranquilo”, comentou.
André Brasil também saiu da prova confiante. Apesar de ressaltar que os mais jovens estão aparecendo nas competições e deixando o nível da disputa mais acirrada, abriu um sorriso ao falar das chances de medalha na final. “É a minha prova, ninguém vai tirar de mim”, cravou.
Além de Daniel, André e Pheilpe, o Brasil ainda tem chances de subir no pódio em mais seis provas. A primeira brasileira a cair na piscina, Susana Ribeiro, fez a quarta melhor cronometragem da bateria dos 400m livre S6 e vai lutar por medalhas. Joana Silva, a Joaninha, marcou 47s64 e chegou à final dos 50m borboleta S5 com o terceiro melhor tempo. Nos 50m livre S4 feminino, Edênia Garcia disputará medalha depois de concluir a prova em 55s75, a sexta melhor entre oito. Ronystony da Silva ficou entre os oito melhores dos 50m livre S4 e também pode conquistar um lugar no pódio. Nos 100m livre S9, Camille Cruz fez o tempo de 1min7s58 e chegou à decisão com a sétima marca. Ítalo Pereira e Ronaldo Santos não nadaram as classificatórias, mas foram automaticamente classificados para a final dos 400m livre S7.
A participação brasileira no Mundial de Montreal é custeada por um convênio com o Ministério do Esporte. A parceria, que também financiou a equipe de atletismo em Lyon, no Mundial da modalidade, ainda abarca outras 13 modalidades.
Acompanhe a cobertura completa do Mundial de Natação Paralímpica em Montreal (#montreal2013)
- Twitter (@cpboficial)
- Facebook (facebook.com/ComiteParalimpico)
Transmissão ao vivo, a partir das 18h (Brasil), no site do Comitê Paralímpico Brasileiro (www.cpb.org.br)
Assista também a exibição, ao vivo, pelo canal Sportv 3*
Segunda-feira, 12: a partir das 18h
Terça-feira, 13: a partir das 18h30
Quarta-feira, 14: a partir das 18h35
Quinta-feira, 15: a partir das 18h30
Sexta-feira, 16: a partir das 18h45
Sábado, 17: a partir das 19h45
Domingo, 18: a partir das 19h
* Programação sujeita a alteração pela emissora.
Resultados em tempo real: http://www.paralympic.org/events/montreal-2013/live-results
(fonte: CPB)

Inclusão Social dos Mais Capazes é tema do IX Encontro Internacional de Educadores, em Lavras - MG


IX Encontro Internacional de Educadores do CEDET/ASPAT - Lavras - MG
Tema – Inclusão Social dos Mais Capazes – Um olhar alem da escola
Data – Setembro 2013 - Dias 20 – 21 – 22
Local – Unilavras –
Promotores – ASPAT e CEDET de Lavras; Secretaria de Municipal de Educação de Lavras; Universidade Federal de Lavras; Rotary Club Lavras Sul
Objetivos –
1. Sensibilização e conscientização dos meios educacionais sobre a inclusão ampla das pessoas mais capazes e talentosas, tanto para alunos de todos os níveis escolares, como profissionais e pessoas sem escolaridade, atuando na comunidade em nível produtivo inferior ao que podem alcançar, sofrendo frustrações e desajustes que poderiam ser evitados por um efetivo projeto de inclusão.
2. Prover oportunidade para interação entre profissionais da Educação e outras áreas, interessados no reconhecimento da capacidade e talento humano, dentro e fora da escola.
3. Noticiar, divulgar e celebrar o 20º aniversário do CEDET de Lavras.
Comissão Organizadora/
Frederico Leite Correa (Rotary Lavras Sul) (Presidente do Congresso)
Raquel Campos – (Famílias / Comunidade Lavrense)
Stael Dessimoni Patto – (Presidente ASPAT)
Zenita Guenther – (Direção Técnica da ASPAT)
Débora Carvalho (UFLA - Pro- Reitoria de Extensão/ Dep Ciências Humanas)
Claudia/ Vanda SMEC- Lavras –Secretária da Educação
Josiane Carvalho (CEDET – Coordenadação)
Comissão Científica
Professora Zenita Guenther - Direção Técnica da ASPAT (Presidindo)
UFLA – Profa. Débora Carvalho
Unilavras – Prof. José Rigato
FaGam – Prof. Alisson
UNESP (Assis) – Carina Rondini
UNESP (Bauru) - Vera Capellini
UFSCar – Rosi Ragni
UFSM – Soraia Napoleão
UFJF - Altemir Barbosa
UFF - Cristina Delou
Un. Sergipe – Maria Luiza Pontes
UFRRJ– César Froes
Uminho – Leandro Almeida
Programa (em organização)
Dia 20 de Setembro – Sexta Feira
Local – Unilavras Auditório Central
14 horas – Inscrições; organização da exposição de Pôsteres
18 horas - Desvendamento e exposição de pôsteres inscritos
19h00 - Sessão de Abertura
Número de arte –
- Homenagem Especial Póstuma a amigos do passado:
Facilitadora Márcia Pinto –
Jornalista Herculano Pinto
Professor Adimilson Chitarra -
Professor Carlos F. Hermeto Bueno -
Jornalista Luis Gomide -
Jornalista Hugo de Oliveira -
Pianista Paulo de Souza –
Professores Daniel e Otilia Antipoff -
Professora Maria Helena Novaes Mira -
20h 30 - Conferência de Abertura -
O CEDET – Estudo dos 20 anos de vida e experiência educativa
21h00 – Noite Social
DIA 21 de Setembro - Sábado
Local – Unilavras – auditório
8h30min - Abertura do Encontro - Apresentação artística
9 Horas - Conferência – Keynote - Prof. Leandro Almeida
Cultivando a excelência no mundo atual
10 e 30 - Intervalo – café -
11 - 12 e 30 – Painel - Voluntários marcantes do CEDET
12h30 - Intervalo- Almoço
14 horas – Conferência - Profa. Violeta Arnacibia
O Programa Penta – UC de Santiago (Chile) – Desenvolvendo talento acadêmico em alunos do sistema público
15 e 30 - Intervalo – café
16 horas - Painel – Cada CEDET com sua historia
Representação dos CEDETS: Poços de Caldas, MG, S. José dos Campos, S.P., Assis, SP, S. José do Rio Preto, SP
18 h - Apresentação de trabalhos inscritos – Salas de aula- Unilavras
20 h – Hora Social (na Praça da Cidade)
DIA 22 de Setembro - Domingo –
8 hs – Apresentação de trabalhos inscritos Salas de aula- Unilavras
9 Hs - Conferência de Encerramento – Keynoter Prof. Cláudio Moura Casto Inspirando vidas jovens
10 Hs - CEDET de Lavras- 20 anos! Apresentação Equipe de Lavras
11h 30 Hs - Moções e Manifestações
12 hs- Encerramento
Apresentação de Trabalhos
Durante o Encontro serão apresentados relatos de pesquisa e experiências profissionais, uma vez aprovados e inscritos para a apresentação em a) sessão de comunicação oral e b) pôsteres. Serão aceitos até 2 (dois) trabalhos por inscrição, conforme as instruções.
Todos Os Autores Deverão Estar Inscritos No Evento.
Eixos Temáticos –
1. Dotação e Talento – Conceituação e princípios
2. Metodologia CEDET – Caminhos para desenvolver Potencial e Talento
3. Recrutamento e identificação de alunos dotados e talentosos
4. Dupla excepcionalidade: dotação e deficiência
5. Sensibilização e preparação continuada de professores
6. Posição da Universidade sobre formação inicial de profissionais para a área
7. Legislação base para educação inclusiva aos mais capazes
8. Família com crianças dotadas e talentosas
9. Envolvimento da comunidade na inclusão dos alunos mais capazes
10. Posição da escola regular na inclusão dos alunos mais capazes
Envio de Trabalhos
As propostas de trabalho deverão ser enviadas até dia .... para a Comissão Organizadora do IX Encontro, acompanhadas da ficha de inscrição preenchida (em anexo), e cópia do comprovante de pagamento da inscrição, devidamente identificada, para o seguinte endereço:
Inscrição
A inscrição deverá ser feita pelo site, ou enviada para o email acompanhada do comprovantes em scann de pagamento por depósito na Conta da ASPAT ( Taxa de inscrição R$50.00; estudantes, professores e facilitadores (CEDET) e sócios das ASPATs R$25,00).
Informações e Contatos: E-mails ou Telefones:
CEDET - cedetlavras@gmail.com – 35 3694 4180
ASPAT – aspatlavras1@gmail.com - 35 3822 3033

Saiba um pouco mais
Nesses 20 anos de vida muito ativa, as ASPATs e CEDETs (Lavras e Poços de Caldas) realizaram 8 (oito) Encontros Técnicos de grande porte, (1994, 1996, 1999, 2000, 2002, 2008, 2010 e 2011). O Grande Encontro Nacional do Ano 2000 foi financiado pelo MEC com objetivo de chamar a atenção do país para o aluno Dotado e Talentoso; teve participação de 800 educadores e convidados de todos os Estados do Brasil. O mais recente encontro, em 2011, com o tema “Dialogando com as Famílias”, mesmo sem publicidade, sem financiamento e sem muito apoio material, teve participação de mais de 100 educadores, das equipes dos CEDETs, e professores de várias universidades federais (UFPR, UFSM, UFF, UFSCar). A relação dos Encontros com respectiva documentação produzida está disponível para verificação, incluindo alguns exemplares de Manual do Participante.

COLUNA DO BERNARDO FRÓES - AGOSTO 2013


No ar, a coluna de agosto, 
do jornalista Bernardo Fróes, 
especial para nosso espaço: 
http://eficienciaespecial.blogspot.com.br/p/coluna-do-bernardo-froes.html

CONCURSO SOBRE MODA INCLUSIVA

O Blog Deficiente Ciente e empresa Lado B Moda Inclusiva promoverão um concurso sobre moda inclusiva.
Para participar é simples, deixe neste post uma frase sobre “O que é moda inclusiva para você?.”
Importante:
• Será aceita somente uma resposta por participante no concurso.
• O participante deverá escrever a frase, seu nome completo, cidade, estado e e-mail para contato.
Os critérios para avaliação das respostas do concurso serão:
1) coerência
2) originalidade
3) criatividade
Serão considerados ganhadores do concurso, os três autores das melhores frases que serão avaliadas pelos jurados do Blog Deficiente Ciente.
As 3 melhores frases serão divulgadas no Blog Deficiente Ciente e os prêmios serão distribuídos aos ganhadores da seguinte forma:
1º lugar: Ganhador (a) receberá: Camiseta Lado B + Calça Adaptada + Sacola Lado B
2º lugar: Ganhador (a) receberá: Camiseta Lado B + Bermuda adaptada + Sacola Lado B
3º lugar: Ganhador (a) receberá: Camiseta Lado B + Sacola Lado B
O concurso terá validade até o dia 30/08/2013.
O ganhador será avisado por e-mail e terá as instruções para recebimento.
Os prêmios serão enviados pelo correio pela empresa Lado B Moda Inclusiva.
Participem e boa sorte!!!
Acesse e conheça a primeira loja virtual voltada para moda inclusiva do Brasil:
www.ladobmodainclusiva.com.br
Curta a página no Facebook:
www.facebook.com/ladobmodainclusiva

Lado B - Moda Inclusiva

Lado B - Moda Inclusiva
Lado B - Moda Inclusiva

Lado B - Moda Inclusiva

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Angel Barcelos lança 'Meu irmão não anda mas pode voar' em BH


Lançamento do livro infantil sobre inclusão e imaginação acontece na sexta-feira, 9 de agosto, às 15h, durante o 2º Salão do Livro Infantil e Juvenil de Minas Gerais, na Serraria Souza Pinto.

Uma menina que se sente muito solitária pede sempre que a mãe lhe dê um irmãozinho. No dia em que faz sete anos, fica sabendo que ele vai chegar, e, quando isso acontece, é muito, muito melhor do que ela imaginava. É esse o mote Meu irmão não anda, mas pode voar, livro infantil de estreia da escritora mineira Angel Barcelos e do artista plástico pernambucano Manoel Veiga, lançamento da Autêntica Editora, para crianças a partir de 6 anos.
A garotinha queria muito ter um irmão ou irmã. Afinal, todas as suas amiguinhas tinham. No seu aniversário de sete anos, ganhou o melhor presente do mundo: a mãe lhe disse que logo o irmãozinho iria chegar. Ela achou esquisito, pois a barriga da mãe não tinha crescido. Estranhou ainda mais quando ele chegou: não era um bebê, mas um menino maior que ela e que não podia andar, pois era cadeirante. João seria seu irmão de coração: tinha sido buscado no orfanato, lugar onde as crianças ficam esperando por uma mãe, um pai e uma irmãzinha como ela.
No começo, a relação entre as duas crianças é estranha, mas logo vão descobrindo o quanto têm em comum e se tornam grandes amigos e companheiros de brincadeiras e atividades. Mesmo sem andar, o menino consegue voar, com a imaginação, para todo lado, conhecer mundos mágicos com fadas, gênios, reis, rainhas, príncipes e princesas, monstros, bruxas e dragões.  A grande descoberta da garotinha é que ela sempre poderia ir junto com ele.
Com um texto simples e sensível, Angel Barcelos percorre temas variados como solidão, amizade, família, deficiência, aceitação e imaginação. As ilustrações coloridas de Manuel Veiga convidam o pequeno leitor a viajar pelos mais diversos ambientes: dos mais realistas, como a casa, a escola, a praia, a quadra de esportes, até os mais inusitados mundos criados imaginários.
Sobre a autora – Angel Barcelos nasceu e vive em Belo Horizonte. A vida toda, leu e trabalhou com livros. Até que um dia ouviu a entrevista de uma grande escritora, que disse: “só escreve quem lê, só saber escrever quem sabe ler”. Como sempre gostou de ler, pensou também em escrever para crianças, um sonho acalentado há muito mas que julgava impossível. Foi assim que nasceu a ideia desse primeiro livro, que fala sobre nossas limitações e ajuda a descobrir que é possível fazer tudo o que queremos quando damos asas à imaginação.
Sobre o ilustrador – Manoel Veiga nasceu no Recife e mora em São Paulo há 15 anos. Adora viajar e se autodenomina “nômade por natureza”, pois quer sempre viajar mais. Pensou em ser arqueólogo, historiador, aviador, astrônomo e muitas outras profissões, mas acabou trabalhando com física experimental até que se formou em Engenharia Eletrônica. Depois de quatro anos trabalhando numa fábrica, abandonou tudo para se dedicar ao que ama: artista plástico,faz pintura, desenho, fotografia e ilustração de livros. 
TítuloMeu irmão não anda, mas pode voarAutora: Angel Barcelos
Ilustrador: Manoel Veiga
Número de páginas: 24
Formato: 21 x 27 cm
Preço: R$ 29,00
Indicação leitora: a partir de 6 anos
ISBN: 978-85-8217-165-3
Sessão de autógrafos em Belo Horizonte
Data: sexta-feira, 9 de agosto, às 15h
Local: Serraria Souza Pinto - Auditório Sylvia Orthof
Avenida Assis Chateaubriand, 809 - Belo Horizonte (MG)
2º Salão do Livro Infantil e Juvenil de Minas Gerais
Data: 9 a 18 de agosto
Horário: dias úteis, das 8h30 às 21h; sábado e domingo, das 10h às 21h
Local: Serraria Souza Pinto
Avenida Assis Chateaubriand, 809 - Belo Horizonte (MG)
Site do evento: http://www.salaodolivro.com.br/

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Deficientes físicos buscam ajuda para ter vida sexual ativa

A francesa Laetitia Rebord tem uma atrofia muscular e tenta encontrar pessoas que a ajudem a ter uma
Descrição imagem: A francesa Laetitia Rebord tem uma atrofia muscular e tenta encontrar pessoas que a ajudem a ter uma relação carnal

Muitas vezes vistos como crianças, eles buscam ajuda de terapeutas especializados em sexo

Grenoble, França. Em suas fantasias sexuais, ela é uma loira impetuosa e em boa forma, que domina seus parceiros. Porém, na vida real, ela é uma virgem que se locomove em uma cadeira de rodas e tem o corpo tocado apenas por cuidadores e médicos.
“Pessoas com deficiências são vistas como crianças”, afirmou a mulher na cadeira de rodas, Laetitia Rebord, 31. “E, inevitavelmente, crianças e sexo são duas coisas que não combinam”. Tradutora e professora, ela tem uma atrofia muscular espinhal genética que a deixou completamente paralisada, a não ser pelo dedão esquerdo e pelos músculos da face.
Rebord afirmou que possui sensações físicas agudas e já buscou relações sexuais com amigos de amigos e homens em sites de relacionamento, chegando até mesmo a procurar os serviços de acompanhantes. Porém, sua deficiência afastou muitos deles, e ela afirmou que está disposta a pagar para fazer sexo na Suíça ou na Alemanha, onde serviços de terapeutas sexuais são legalizados.
Histórias como a de Rebord estão longe de ser incomuns. Pessoas com deficiências encontram dificuldades para ter uma vida sexual ativa. Seus desejos muitas vezes são ignorados, e, embora a prostituição seja legalizada em muitos locais, raramente é permitido servir de intermediário entre o cliente e terapeutas sexuais.
DEBATE. A questão dos terapeutas sexuais veio à tona em março, depois que o Comitê Nacional de Ética, que aconselha o governo francês em relação a questões da área de saúde, publicou um relatório criticando a prática como um “uso antiético do corpo humano para propósitos comerciais”. O relatório, encomendado em 2011, foi aprovado pelas autoridades governamentais, incluindo Marie-Arlette Carlotti, ministra júnior, responsável por questões envolvendo pessoas com deficiências na França, que afirmou que a assistência sexual para deficientes é “uma forma de prostituição”.

Porém, alguns legisladores e associações de pessoas com deficiências físicas passaram a exigir a legalização do trabalho dos terapeutas sexuais. “O debate em torno da prostituição não é verdadeiro; os objetivos são distintos”, afirmou Pascale Ribes, fundadora do Grupo Deficiências e Sexualidade, uma associação que, desde 2011, defende a legalização da terapia sexual na França. “A assistência sexual permite que a pessoa com deficiências tenha acesso à sexualidade de forma satisfatória para se reconectar com o próprio corpo”, afirmou Ribes.
Sua associação faz lobby para conquistar uma mudança na lei e permitir que pessoas com deficiências, pais, amigos ou diretores de associações aprovadas intermedeiem encontros. Ela fala a respeito do “estresse sexual” de muitos dos 1,8 milhão de portadores de deficiências físicas na França em idade produtiva, especialmente no caso das mulheres.
Ajuda. Algumas pessoas precisam de assistência sexual para recuperar a libido após um acidente, conta Ribes. Outros casais com deficiências físicas querem ajuda para “compartilhar momentos de intimidade”. Muitos desejam explorar a sexualidade e reconquistar a autoconfiança, afirma. Boa parte dos terapeutas sexuais é composta por mulheres, diz Ribes, acrescentando que “isso dificulta ainda mais a vida de mulheres que buscam a ajuda”.
Porém, muitos portadores de deficiências físicas, incluindo Rebord, acreditam que têm o direito de recorrer à assistência sexual, um meio físico e psicológico de superar inibições e ganhar coragem para encontrar um parceiro.

Marcel Nuss, um pai com problemas físicos extremos que respira com a ajuda de um aparelho de respiração artificial, é autor do livro “I Want to Make Love” (Quero fazer amor, em tradução literal). Ele afirmou que suas experiências o convenceram a apoiar o uso de terapeutas sexuais. “O sexo ajuda os deficientes a recuperarem seu aspecto humano”, afirmou Nuss, que é dono de uma empresa de consultoria especializada em ajudar pessoas com limitações físicas. 
(fonte: The New York Times)